quinta-feira, 29 de março de 2012

Marcha em defesa da Educação pública


Os profissionais das escolas públicas estaduais fizeram uma paralisação de 24 horas ontem, dia 28/03.


Esta foi a terceira paralisação que a categoria realizou em 2012, desde que a Campanha Salarial foi aberta no início defevereiro. Na quarta-feira, os cerca de 80 mil professores e funcionários das 1.640 escolas da rede estadual pararam e participaram da grande Marcha em Defesa da Escola Pública, que está sendo promovida pelo Sepe e diversas entidadesque integram o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública.


A Concentração para a passeata foi marcada para as 15h, na Candelária. De lá professores, funcionários e alunos deescolas públicas estaduais, municipais, universidades federais e estaduais no Rio de Janeiro, escolas técnicas e entidadesdo movimento civil ligadas ao setor educacional seguiram em direção à Cinelândia, onde foi realizado um ato-show em defesa da Educação.


A mobilização visou denunciar as péssimas condições da Educação Pública, tanto no Brasil, como no estado e cobrar maisinvestimentos, menos privatização e mais qualidade. As unidades da FAETEC (escolas técnicas estaduais), do ColégioPedro II e Universidades públicas que funcionam na capital e interior também estiveram presentes na passeata. Do interior do estado foram caravanas com profissionais e estudantes que trabalham e estudam em unidades do Grande Rio e municípios do interior.


Os profissionais de educação da rede estadual reivindicam 36% de reajuste salarial, conforme deliberação de assembleiada rede estadual, levando em conta o aumento da arrecadação estadual, além de 1/3 da carga horária paraplanejamento extraclasse e o fim do Programa Autonomia, entre outros pontos.

0 comentários:

Postar um comentário